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HOUDINI ESSENTIALS

Chegou a hora de aprender 3D de forma procedural

Tenha acesso ao curso com
mentoria em tempo real

O Houdini é um software muito conhecido pelo seu poder na área de simulação e efeitos visuais. Mas além disso, é uma solução completa de 3D com uma mecânica inteligente e flexível, que pode ser vantajosa em muitas situações.

O que é o curso de HOUDINI ESSENTIALS?

O curso vai desvendar os conceitos por trás dessa mecânica, aplicando na prática seus poderes em situações variadas, com exemplos de obstáculos comuns e o raciocínio para buscar soluções. Serão abordadas diferentes áreas do software, necessárias para fazer o processo completo desde a modelagem ao render. Existem muitas ferramentas e áreas para se especializar dentro do Houdini. Este curso vai dar um conjunto de conhecimentos gerais que são essenciais para todas as especializações. Ao término do curso, o aluno terá uma noção geral do software e um conhecimento avançado de conceitos que vão fazer a diferença no futuro de sua jornada. Será capaz de produzir por conta própria diversos tipos de animações 3D e efeitos visuais. Terá uma base sólida do software que vai facilitar o aprendizado de novas áreas e ferramentas.

SUMÁRIO DO CURSO

1 - INTRODUÇÃO

-  Bem vindos!
-  Instruções gerais
-  Download, instalação e tipos de licença do Houdini
-  Interface e navegação básica
-  Criando um projeto

2 - MODELAGEM TRADICIONAL - Noções essenciais

-  Introdução
-  Box modeling / poly modeling
-  Importando e exportando geometrias
-  Sculpt

3 - O MUNDO PROCEDURAL - parte 1

-  O que é procedural?
-  Referências relativas e absolutas
-  Modelando e manipulando com nodes
-  Grupos procedurais
-  Criando e manipulando atributos
-  Curvas, vetores e fontes
-  Introdução a Digital Assets
-  Linhas e vetores de direção
-  Entendendo as normais e suas possibilidades
-  Clonando objetos e componentes
-  Clones mutantes

4 - LUZES, MATERIAIS E RENDER - parte 1

-  Mantra / Karma, motores de render nativos do Houdini
-  Câmera
-  Luzes
-  Materiais
-  UV e texturas
-  Criando e editando texturas com COPs
-  Configurações e otimizações de render
-  Takes
-  Mattes e outros passes
-  Introdução a composição dentro do Houdini (com COPs)

5 - ANIMAÇÃO

-  Introdução
-  Keyframes, gráfico de animação e preview
-  Animação de câmera
-  Animando com expressões
-  Animação procedural com Motion FX
-  Sincronizando com áudio
-  Importando e exportando animações para outros softwares 3D
-  Renderizando animações

6 - BÔNUS: COMPOSIÇÃO / FINALIZAÇÃO com After Effects

-  Importando seus renders no After Effects
-  Utilizando mattes e outros passes
-  Exportando do Houdini para o Element 3D
-  Artimanhas para economizar tempo de render

DESAFIO 1​ - Animação

7 - O MUNDO PROCEDURAL - parte 2

-  Criando controladores e interfaces
-  Desenvolvendo ferramentas / Digital Assets
-  Utilizando suas ferramentas (HDA) em outros software​s
-  VOPs
-  VEX básico / Attribute Wrangle
-  Transferências de atributos
-  Volumes

8 - INTRODUÇÃO A SIMULAÇÕES / DINÂMICA

-  Introdução
-  DOP network
-  Início rápido com presets
-  Partículas
-  Cache
-  Colisões
-  Grains (grãos)
-  Simulando objetos moles e tecidos com grains

DESAFIO 2​ - Simulação


9 - LUZES, MATERIAIS E RENDER - parte 2

-  Introdução a Solaris (LOPS)
-  Controlando materiais com atributos
-  Criando texturas de noise sem UVs

10 - A UNIÃO DOS PODERES

-  Mais poder e controle nas simulações
-  Combinando simulação com animação
-  SOP solver
-  Ajustes após simulação
-  Partículas sem simulação
-  O poder de flexibilidade do Houdini
-  Simulação de líquidos / fluidos com Pop Fluid
-  Convertendo pontos / partículas em polígonos
-  Transformando água em fogo (e outras conversões)

11 - AGORA É COM VOCÊ

-  Outras áreas do Houdini
-  Dicas para seguir evoluindo
-  O mercado para artistas de Houdini

PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ​Projeto comercial fictício


AULAS LIBERADAS SEMANALMENTE À PARTIR DO DIA 20/11/2020



Como funciona o curso?

O curso será totalmente online com aulas gravadas. Você é livre para estudar no seu tempo, com acesso vitalício! Além disso, você irá contar com a ajuda dos colegas de turma, já que o curso tem acesso a um grupo exclusivo com a mentoria do professor Marco Rivera. Ao final contaremos com um trabalho de conclusão! Caso o curso não seja pra você, lhe damos uma garantia de 7 DIAS para a devolução integral de seu dinheiro!

Todos que concluírem o curso receberão um certificado de conclusão de treinamento. Você pode publicar em seu Behance seu portfólio e utilizar a marca de treinamento! Montamos este curso totalmente completo, pensando em todos os detalhes para que você saia preparado para o mercado de trabalho!

PRÉ-REQUISITOS

Recomendamos um bom conhecimento de sistemas operacionais básicos, seja PC, Mac ou Linux. Abordaremos tudo desde o básico! Este curso é feito para iniciantes e também para quem já tem alguma experiência com Houdini mas sente a necessidade de preencher algumas lacunas de conhecimentos essenciais. Nãó é necessário experiências anteriores com 3D.

Processadores e Memória Ram

Processadores e Memória Ram

Processador Intel ou AMD x64 com SSE 4.2 (ex: Intel Core i3 a partir da 4a geração).

4GB de memória RAM (recomendado 12 ou mais).

Placa de Vídeo

Placa de Vídeo

Para o uso do Houdini, recomenda-se uma GPU com no mínimo 4GB de VRAM.

Mais Informações

Mais Informações

Para ter certeza da compatibilidade de sua máquina, recomendamos instalar o programa e fazer os tutoriais que disponibilizamos no canal. Você pode baixar a versão gratuita (Houdini Apprentice) no site da SideFX.

Apesar do Houdini ser um software pago, é possível fazer este curso e seus exercícios integralmente utilizando a versão gratuita Houdini Apprentice.

O valor do curso:

R$ 1.497,00

Parcelamento em 3x sem juros ou até em 12x no cartão de credito. LIBERAÇÃO IMEDIATA

Boleto somente à vista. Liberação em 1 a 5 dias úteis.

Transferência bancária à vista com 5% de desconto. Solicitar dados através do WhatsApp (11) 94556-8328. Liberação imediata mediante comprovante.

1 - INTRODUÇÃO

01 - Seja Bem Vindo! access_time 1 min
02 - Instruções Gerais access_time 8 min
03 - Download / Instalação / Tipos de Licença access_time 15 min
04 - Interface e Navegação Básica access_time 42 min
05 - Criando um Projeto access_time 11 min

2 - MODELAGEM TRADICIONAL

01 - Introdução access_time 1 min
02 - Modelagem Poligonal - Definições Básicas access_time 21 min
03 - Modelagem Poligonal - Subdivide access_time 10 min
04 - Backup / Autosave access_time 14 min
05 - Referências access_time 16 min
06 - Modelagem Poligonal - Modelando o palito access_time 53 min
07 - Modelagem Poligonal - Modelando a silhueta do picolé access_time 24 min
08 - Modelagem Poligonal - Modelando as cavidades do picolé access_time 25 min
09 - Importando e Exportando Geometrias access_time 17 min
10 - Sculpt Tool / Escultura Digital access_time 20 min

3 - O MUNDO PROCEDURAL - Parte 1

01 - O que é Procedural access_time 22 min remove_red_eye
02 - Referências Relativas e Absolutas access_time 16 min
03 - Palito Procedural access_time 37 min
04 - Boolean access_time 19 min
05 - Bend e Ramp access_time 32 min
06 - Picolé Procedural access_time 49 min
07 - Picolé Procedural - Conclusão access_time 1 min
08 - Grupos Procedurais access_time 25 min
09 - Introdução aos Atributos access_time 40 min
10 - Curvas access_time 33 min
11 - Fontes e Extrude vs PolyExtrude access_time 40 min
12 - Importando Vetores access_time 28 min
13 - Sweep access_time 24 min
14 - Linhas e Vetores de Direção access_time 15 min
15 - Folha Procedural - Parte 1 access_time 29 min
16 - Folha Procedural - Parte 2 access_time 30 min
17 - Introdução aos Digital Assets (HDA) access_time 14 min
18 - Criação e Usos Alternativos de HDA access_time 37 min
19 - Entendendo as Normais e Suas Possibilidades access_time 39 min
20 - Introdução aos nodes de cópia / Copy and Transform access_time 18 min
21 - Copy to Points access_time 21 min
22 - Pack e Instâncias access_time 16 min
23 - Molduras Luminosas access_time 34 min
24 - Orientação e Rotação de Cópias access_time 29 min
25 - Trepadeira access_time 41 min
26 - Plain Effector access_time 38 min
27 - Stamp access_time 17 min
28 - Instâncias Variáveis com Piece Attribute + Scatter and Align access_time 24 min
29 - For Each Loop access_time 32 min
30 - Cópias Mutantes com For Each Loop - Parte 1 access_time 33 min
31 - Cópias Mutantes com For Each Loop - Parte 2 access_time 36 min
32 - Conclusão do Módulo access_time 2 min

4 - LUZES, MATERIAIS, RENDER e COMPOSIÇÃO - Parte 1

01 - Motores de Render access_time 3 min
02 - Mantra e Karma - Motores de Render Nativos do Houdini access_time 4 min
03 - Câmeras access_time 28 min
04 - Iluminação - Tipos de Luzes - Parte 1 access_time 24 min
05 - Iluminação - Tipos de Luzes - Parte 2 access_time 26 min
06 - Iluminação - Setup Básico de 3 Pontos access_time 20 min
07 - Introdução aos Materiais access_time 15 min
08 - Números Aleatórios - Câmera e Luzes access_time 19 min
09 - Números Aleatórios - Criação de Materiais - Parte 1 access_time 26 min
10 - Números Aleatórios - Criação de Materiais - Parte 2 access_time 39 min
11 - Números Aleatórios - Aplicação de Materiais access_time 44 min
12 - Introdução a Texturas access_time 33 min
13 - Introdução a UV access_time 12 min
14 - Projeções de UV access_time 43 min
15 - Texturizando Folhas - Parte 1 access_time 30 min
16 - Texturizando Folhas - Parte 2 access_time 20 min
17 - UV Picolé - Projeções e Ajustes access_time 18 min
18 - UV Picolé - UV Flatten e Layout access_time 21 min
19 - Introdução a COPs - Textura do Picolé - Parte 1 access_time 25 min
20 - Introdução a COPs - Textura do Picolé - Parte 2 access_time 25 min
21 - Introdução a ROPs - O contexto de exportação access_time 20 min
22 - Compreendendo o Noise (do Render) e a Função dos Samples access_time 14 min
23 - Iluminação Direta e Indireta access_time 31 min
24 - Configurando e Otimizando o Render - Parte 1 access_time 21 min
25 - Configurando e Otimizando o Render - Parte 2 access_time 25 min
26 - Formatos de Imagem e Colorspace access_time 15 min
27 - Render Passes / AOVs / Image Planes access_time 17 min
28 - Render Passes Personalizados access_time 20 min
29 - Mattes e Cryptomatte access_time 27 min
30 - Introdução a Composição access_time 6 min
31 - Composição com COPs - Fog e Premultiply access_time 23 min
32 - Composição com COPs - Luz Volumétrica e RotoShape access_time 15 min
33 - Composição com COPs - Utilizando Render Passes e Cryptomatte access_time 19 min
34 - Composição com COPs - Depth of Field access_time 11 min
35 - Render Flag e Declaração de Mareriais access_time 14 min
36 - Takes access_time 19 min
37 - UV em Curvas - CurveU e UV Texture access_time 22 min
38 - UV em Curvas - Sweep access_time 17 min
39 - Adicionando Gelo no Material do Picolé access_time 18 min

5 - ANIMAÇÃO

01 - Introdução access_time 0 min
02 - Keyframes e Timeline access_time 25 min
03 - Gráfico de Animação - Introdução access_time 25 min
04 - Gráfico de Animação - Bouncing Ball access_time 11 min
05 - Animando a Folha - Preview com Flipbook access_time 21 min
06 - Animação de Câmeras - Switcher access_time 12 min
07 - Animação de Câmeras - Controle com Null access_time 26 min
08 - Animando com Expressões access_time 20 min
09 - Trepadeira Crescendo - Attribute Transfer access_time 34 min
10 - Trepadeira Crescendo - Time Shift access_time 35 min
11 - Renderizando Animações access_time 28 min
12 - Exportando Geometrias Animadas access_time 20 min
13 - Exportando Cenas Animadas - FBX access_time 34 min
14 - Exportando Cenas Animadas - Alembic access_time 12 min
15 - Importando e Sincronizando Áudio access_time 18 min
16 - Introdução a CHOPs access_time 26 min
17 - CHOPs - Acesso Rápido aos Motion FX access_time 20 min
18 - CHOPs - Interação Entre Áudio e Animação access_time 25 min
19 - CHOPs - Constraints Network access_time 17 min
20 - CHOPs - Aplicações em Câmeras access_time 29 min
21 - CHOPs + SOPs access_time 8 min
22 - Motion Blur access_time 25 min

6 - BÔNUS: COMPOSIÇÃO / FINALIZAÇÃO com After Effects

01 - Introdução access_time 10 min
02 - Utilizando Mattes e Render Passes access_time 22 min
03 - Depth of Field access_time 20 min
04 - Artimanhas para Economizar Tempo de Render access_time 16 min
05 - Animação do Houdini no Element 3D - Exportação e Importação access_time 18 min

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01 - Live Parte 1 - Briefing access_time 49 min
02 - Live Parte 2 - Dicas Para a Produção access_time 18 min
03 - Live 22/09 - Processo Criativo access_time 116 min

7 - O MUNDO PROCEDURAL - Parte 2

01 - Introdução access_time 0 min
02 - Criando e Modificando Interfaces de Nodes - Base do Prédio - Parte 1 access_time 20 min
03 - Criando e Modificando Interfaces de Nodes - Base do Prédio - Parte 2 access_time 18 min
04 - Criando e Modificando Interfaces de Nodes - Pavimentos access_time 33 min
05 - Criando e Modificando Interfaces de Nodes - Teto access_time 21 min
06 - Criando DIgital Assets com Interface - Prédio Procedural - Parte 1 access_time 15 min
07 - Criando DIgital Assets com Interface - Prédio Procedural - Parte 2 access_time 20 min
08 - Criando DIgital Assets com Interface - Versões e Encaixe Automático access_time 23 min
09 - Criando DIgital Assets com Interface - No Contexto dos Objetos access_time 21 min
10 - Criando DIgital Assets com Interface - Incluindo Materiais access_time 29 min
11 - Criando DIgital Assets com Interface - Múltiplos Prédios Aleatórios access_time 29 min
12 - Criando DIgital Assets com Interface - Prédios Aleatórios HDA access_time 24 min
13 - Houdini Engine - HDAs em Outros Softwares access_time 18 min
14 - Introdução a VOPs access_time 28 min
15 - VOPs - Compreendendo e Utilizando Noises access_time 20 min
16 - VOPs - Convertendo Dimensões access_time 14 min
17 - VOPs - Ramp e Atributos Não Listados access_time 12 min
18 - Vex Básico - Atributos access_time 14 min
19 - Vex Básico - Conversões de Valores access_time 17 min
20 - Vex Básico - Variáveis e Expressões Frequentes access_time 25 min
21 - Transferências de Atributos - Parte 1 access_time 17 min
22 - Transferências de Atributos - Parte 2 access_time 19 min
23 - Noise na Trepadeira access_time 24 min
24 - Introdução a Volumes access_time 30 min
25 - Volumes - VDB access_time 12 min
26 - Volumes - Modelando com SDF access_time 18 min
27 - Voumes - Materiais e Render access_time 24 min

8 - INTRODUÇÃO A SIMULAÇÕES / DINÂMICA

01 - Introdução access_time 3 min
02 - O Diferencial da Simulação access_time 14 min
03 - Introdução aos DOPs access_time 24 min
04 - Início Rápido com Atalhos da Shelf access_time 24 min
05 - Introdução a POPs (Partículas) access_time 31 min
06 - Substeps access_time 30 min
07 - Velocidade e Forças access_time 30 min
08 - Partículas Seguindo Path access_time 14 min
09 - Mixamo - Utilizando Personagens Animados Prontos access_time 29 min
10 - Desintegração Superficial - Parte 1 access_time 25 min
11 - Desintegração Superficial - Parte 2 access_time 25 min
12 - Cache - Salvando o Resultado da Simulação access_time 20 min
13 - Cache - Checkpoint access_time 16 min
14 - Desintegração com Volume - Parte 1 access_time 26 min
15 - Desintegração com Volume - Parte 2 access_time 21 min
16 - Desintegração - Ajustes Finais / Utilizando Age access_time 16 min
17 - Desintegração - Render access_time 25 min
18 - Colisões - Propriedades Físicas access_time 13 min
19 - Colisões - Detecção de Colisão access_time 25 min
20 - Colisões - Bullet access_time 13 min
21 - Introdução a Grains access_time 22 min
22 - Ativação de Partículas - Sleeping / Awake access_time 31 min
23 - Grains - Constraints - Parte 1 access_time 18 min
24 - Grains - Constraints - Parte 2 access_time 21 min remove_red_eye
25 - Grains - Soft Body (Projeto Emojis) - Parte 1 access_time 22 min remove_red_eye
26 - Grains - Soft Body (Projeto Emojis) - Parte 2 access_time 20 min remove_red_eye
27 - Grains - Tecidos (Cloth) access_time 22 min remove_red_eye

9 - LUZES, MATERIAIS E RENDER - Parte 2

01 - Introdução access_time 1 min
02 - Introdução Rápida ao Karma (Sem Solaris) access_time 22 min
03 - Material X - Parte 1 - Introdução e Parâmetros access_time 32 min
04 - Material X - Parte 2 - Texturas e Atributos access_time 13 min
05 - Karma XPU - Parte 1 - Introdução e Limitações (Temporárias) access_time 11 min
06 - Karma XPU - Parte 2 - Configurando o Render access_time 27 min

10 - A UNIÃO DOS PODERES

Ainda não existem aulas cadastradas em 10 - A UNIÃO DOS PODERES!

11 - AGORA É COM VOCÊ

Ainda não existem aulas cadastradas em 11 - AGORA É COM VOCÊ!
Marco Rivera

Marco Rivera

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